8 dicas para se tornar um escritor / escritora de sucesso

Fanfic é bom para passar o tempo, se desligar um pouco, ou – se você é um escritor especialmente auspicioso – ganhará uma tonelada de dinheiro. É que supostamente ganhou cerca de US$ 80 milhões, graças a 50 Tons de Cinza.

Então, o que é preciso para transformar fanfic em uma fábrica de dinheiro? Vamos a algumas dicas:

1. Escreva sobre celebridades, filmes ou personagens que você ama – mas certifique-se de que seu assunto tenha apelo de massa.

Anna Todd adora Tom Hanks, mas um romance acalorado que o caracteriza como o protagonista mal-intencionado não teria tanto apelo quanto um protagonizado por um personagem inspirado no One Directioon. Veja qual o assunto tem um enorme número de seguidores online, quanto maior a quantidade de fãs é mais fácil atingir o sucesso, principalmente com fanfics.

2. Não gaste muito tempo inventando a História Mais Original de Todos os Tempos. Apenas comece a escrever.

O sucesso da sua história não depende de reinventar a roda, depende de você colocar seu trabalho lá fora. As mesmas histórias foram escritas de novo e de novo. Quantas variações de uma história de sucesso foram trazidas ao longo dos anos? Mas ainda é algo que as pessoas acham atraente e interessante. Se você mantiver os leitores grudados na tela ou estabelecer um universo alternativo excitante – significa que você está explorando o que pode acontecer se algumas mudanças forem feitas tornando a história existente novamente – seu público ficará com você.

3. Prove que você é um verdadeiro fã

Você precisa mostrar que você é parte da “tribo” sobre a qual está escrevendo. Acompanhe as notícias que cercam seu universo e insira referências a esses momentos em suas tramas. Quando a One Direction lançou um vídeo da banda trabalhando, por exemplo, Todd definiu o próximo capítulo de sua série em uma academia, dessa forma ela poderia descrever o que Harry fazia em seu set de filmagens. Esses tipos de gatilhos são muito válidos para o seu público.

4. Dito isso, escreva uma história universal.

Se você quer que sua fanfic alcance uma audiência massiva, ela não pode depender do conhecimento extenso de Hogwarts. Desculpa rs rs rs.

5. Atualize regularmente.

Não precisa ser todos os dias, mas precisa estar em um cronograma definido. Descobrir o seu e cumpri-lo.

6. Faça outros escritores se sentirem especiais.

Se você usar um site como o Fanfics Brasil apenas como uma plataforma para suas histórias, levará muito tempo para as pessoas encontrarem seu trabalho. Você precisa fazer conexões e construir uma rede. Então interaja com o trabalho de outras pessoas (desde que você realmente goste), responda os comentários da sua fanfic, recomende as histórias deles no final do seu trabalho. Eles serão mais propensos a retribuir o favor.

7. Faça seus fãs se sentirem especiais também.

Mesmo se você tiver apenas 20 no começo, interaja com eles. Responda as mensagens. Eles ficam felizes quando o autor(a) faz algo tão simples como adicionar como amigo. Isso vai marcando o seu leitor, eles tiram screenshots, enviam para os amigos. Esse tipo de reconhecimento é muito importante para os fãs. Antes que você perceba, você terá 200 seguidores, depois 2.000 e assim por diante.

8. Mostre suas estatísticas para agentes e editores.

Depois de todo esse trabalho, você acha que a popularidade de sua fanfic pode ser suficiente para atrair uma editora. Você pode encontrar o editor de um livro em sua primeira página, e os agentes e editores geralmente são mencionados por nome na seção de agradecimentos de um livro. Então o que? Você deve telefonar ou enviar e-mail para essas pessoas? Sim, mas isso pode não te levar muito longe.

Dica valiosa: siga-os no Twitter (a maioria dos editores e agentes estão nas redes sociais), veja se eles participarão de convenções de fãs ou se participarão de algum evento de autógrafos. Eventos como esses são sua chance de construir uma rede – e exibir estatísticas. Uma coisa que os escritores de fanfic têm são os dados. Você diz a eles quantas leituras você tem, quantos seguidores você tem, onde você está escrevendo e mostre a eles que você tem essa rede que você conseguiu construir.

Agora, vá, construa sua rede. E o mais importante: comece a escrever.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.